sábado, 28 de abril de 2012

10 Motivos para ir a Tailândia =D




E aew pessoal! Após finalmente comprar todos os trechos, posso me concentrar nos últimos detalhes da viagem, faltando agora pouco mais de um mês. Ontem aconteceu algo, que by the way estou bastante acostumado, sorrisinhos irônicos e entonações abismadas do tipo: “vc vai pra Tailândiaaa?????”, inclusive é por essas e outras que evito comentar a certos tipos específicos de pessoas que estou de viagem marcada pra lá, sei exatamente com quem devo comentar, pois destinos inusitados e interessantes ganham relevância com viajantes de igual identificação. Mas então! Um amigo presente comentou que eu iria pra lá e após ouvir esta, me lembrei muito das coisas que ouvia há anos, quando comentava de minhas viagens a Colômbia. Se eu compartilhasse deste pensamento pequeno, jamais teria pisado em solo colombiano pela primeira vez em 2005, quando todos condenavam (ignorantemente) tal feito, e muito menos teria vivido todas as coisas lindas que vivi naquele país. Hoje o Brasil é o quarto país que mais envia turistas a Colômbia (mais de 100 mil ao ano) e já é até cenário de novela global... Me sinto meio pioneiro! Hehehe! Mas voltando ao assunto principal, a Tailândia, foi por essas e outras que decidi escrever este post,algo pessoal e até mesmo didático, listando 10 dos motivos que me levaram a conhecer a Tailândia.Lá vai...

1 – Destino turístico TOP em números:

A Tailândia recebe em torno de 16 milhões de turistas ao ano, com dados de 2010, segundo a United Nations World Tourism Organization, enquanto o Brasil por exemplo, recebe pouco mais de 5 milhões... Um absurdo para um país deste tamanho e com o potencial que apresenta. Até a Argentina, um país que não tem metade de nossa riqueza cultural e paisagística, recebe mais turistas que nós (impulsionada claro pelo bom momento da economia brasileira). Então, hipotéticamente, a lógica seria ouvir disparates ao dizer que pretende-se visitar o Brasil e não a Tailândia! Que é destino já consagrado! Hehehe! Vale lembrar que Bangkok, a capital, é a nona cidade mais visitada do mundo.

2 – Praias paradisíacas.

O litoral tailandês foi abençoado com praias lindíssimas. Destaque para “Baía Maya”, nas Ilhas Phi Phi, sul do país, onde gravaram o filme “A Praia” com Leonardo Di Caprio.

Aqui um teaser do lugar:
http://www.youtube.com/watch?v=SoMzucvWWWw&feature=related
3 – Baladas tailandesas

A Tailândia é famosa por suas noites subversivas, principalmente as de Bangkok e Phuket (principais destinos). Há uma infinidade de lugares e agitação garantida.

4 – Amabilidade das pessoas

Conhecido como: “o país dos sorrisos”, todos os relatos de viagem destacam a amabilidade do povo, sua alegria e contentamento ao receber os estrangeiros. Acho que só a saudação nacional, chamada “wai”, já diz tudo!


5 – Baixa criminalidade x estereótipo da ignorância

Tal qual acontece com a Colômbia, a Tailândia também sofre com estigmas (mesmo sendo um grande destino turístico), por conta da prostituição desenfreada e por ser rota de ópio e heroína... Posso dizer com segurança que isso não é nada para quem vive no Brasil! Na prática, a criminalidade lá é baixíssima, e as opiniões dos viajantes são 100% positivas com relação a isso. O que mais me chamou a atenção foram as opiniões dos que nunca estiveram lá! Vários são categóricos sobre ser um país violentíssimooo! E Bangkok terra de ninguém! Mas sempre relatos de quem nunca foi... Engraçado, as vezes acho que ignorância é um vício. Encontrei incríveis absurdos na net, como este texto aqui:

http://www.calangodocerrado.net/2011/01/as-10-cidades-mais-perigosas-do-mundo.html

Onde o cara sem o menor pudor e baseado no puro achismo, cita as 10 cidades mais violentas do mundo. Me espantei ao ler que em Bogotá (minha cidade do coração, onde estive enúmeras vezes) pessoas são mortas e assaltadas a luz do dia em qualquer parte da cidade e que sair a noite é um erro! (com licença, vou gargalhar! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAH) então ele recomenda que para estar em Bogotá, deve-se saber lutar e até faz chacota dizendo ironias do tipo "vale carregar um facão na cintura" ou "e aí? Quer conhecer Bogotá?"... ME POUPEM NÉ? No comments. Vou nem falar o que ele disse sobre o Rio ou Bangkok, leiam vcs mesmos se quiserem dar boas risadas!

Para encerrar o assunto, a Tailândia assim como o Brasil é uma bagunça muito da gostosa! Hehehehe! Tem de um tudo, mas se formos nos comparar com eles, perdemos feio sobre segurança. É destacável a naturalidade com que os tailandeses tratam a prostituição. É triste e curioso ao mesmo tempo.

6 – Câmbio mais que favorável

O custo de vida lá é baixíssimo em relação ao ocidente como um todo. Um real vale nada menos que dezessete bahts tailandeses! Isso mesmo, não estou louco! Hehehe! Vc almoça fácil por exemplo pagando de 1,50 a 3 reais. Aqui uma boa prova:

http://asiademochila.wordpress.com/category/tailandia/comidinhas/

É um post de um blog de um casal brasileiro que resolveu largar tudo e viajar pela Ásia. Neste post,especificamente,eles mostram alguns pratos e seus respectivos preços.É incrível! O país foi considerado pela editora especialista em turismo, “Lonely Planet”, como um dos dois destinos mais baratos do mundo.

7 – Comida

Já que falávamos de comida... A culinária tailandesa é muito mais que besouros e gafanhotos como a tv gosta de enfatizar! É uma das mais famosas no mundo, mesclando sabores e texturas pouco convencionais. Acredito que não é para qualquer paladar. E quero muito saber se me adapto! Hehehe! Lembro de alguns anos atrás da edição limitada da Fanta, sabor manga! Era a "Fanta Mundo Tailândia"! E era uma delícia.Lógico que aqui não vingaria um refrigerante sabor manga... Brasileiros só aceitam a uva como única alternativa para fugir à laranja, à cola ou ao limão...

8 – Tolerância sexual

A Tailândia é dos países mais tolerantes no que diz respeito à sexualidade. Não só por ser o principal destino gay da Ásia, mas pela própria cultura, que de forma geral, aceita bem a diversidade. Não é tão difícil encontrar transsexuais em trabalhos não estigmatizados para o gênero, como vendedores ou aeromoças, o que não significa que não há preconceito, mas sem dúvida é muito mais ameno que no ocidente. Me chamou atenção a naturalidade com que a transsexualidade é tratada, lá eles não precisam se esconder e a cirurgia de mudança de sexo é a mais barata do mundo e atrai milhares de pessoas. A cultura tailandesa é doce e suave, não se resume a kickboxing!

Aqui vai o link de uma matéria muito curiosa que ilustra bem a situação no país:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL705628-5602,00-BANHEIRO+PARA+TRANSEXUAIS+E+SUCESSO+EM+ESCOLA+NA+TAILANDIA.html

9 – Terra de contrastes

A Tailândia é um dos países mais exóticos do mundo, misturando cores, sabores, culturas e religiões. É também um país de contrastes onde a cultura ancestral encontra-se com a modernidade.

Em Bangkok:

O ancestral...



E o moderno...



10 – Facilidades de infra-estrutura + natureza e cultura

Além da riqueza cultural e natural, por ser um país bastante visitado, possue uma ótima infra-estrutura turística, o que facilita a vida do viajante. Confesso que vivo um momento em que valorizo muito a facilidade de locomoção e as praticidades do dia a dia... É a idade chegando? Será que não sou mais aquele garoto destemido que desbravou a Colômbia? Hehehehe! Medo! ;P


Bom gente, a Tailândia é td isso e muito mais. Claro que não há só coisas boas, lugar nenhum nesse mundo é só coisas boas, mas hão de convir que são elas que nos apaixonam e nos motivam a conhecer outros mundos e vivenciar novas histórias. O Brasil me ensinou isso,sabe? Meu país me ensinou a ver as coisas de uma perspectiva menos arrogante, onde a beleza e a alegria podem sim conviver com a pobreza e as injustiças por exemplo. Somos provas vivas disso. Talvez até não haja terra de mais contrastes que a nossa, dos melhores aos piores, e isso deveria nos tornar mais curiosos e seletivos pelo mundo e não pessoas rasas e “papagaios culturais” dispostos a repetir robóticamente os gostos e particularidades de europeus e americanos, que são empurrados em nossa guela desde o nascimento.

É assim que me sinto, como neste vídeo. O ocidente em busca do oriente. É, acho que não poderia escolher melhor entrada para este lindo continente chamado Ásia!

http://www.youtube.com/watch?v=k-hACeKRhK8

Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário