terça-feira, 15 de maio de 2012
5 RAZÕES PARA IR A CIDADE DO CABO!
E aew pessoal? Blzinha? Ando meio relaxado com as minhas investigações nos últimos dias, depois que fechei as últimas hospedagens que faltavam. Me acomodei, confesso! Hehehe! Só para atualizar, faltando poucas semanas, em meu roteiro constam 10 dias na Tailândia e 6 na África do Sul, mais especificamente na Cidade do Cabo.
Neste Post vou falar dos motivos que me levaram a incluir essa cidade em meu roteiro e por que visitar Cape Town pode ser uma ótima opção, especialmente em rotas para a Ásia. Só pra começar, fala sério hein? Que visual é esseeeeeeeee??? Sem palavras! =D
Tudo começou com a minha fixação pela Tailândia, há alguns anos, que basicamente surgiu após uma temporada de “America’s Next Top Model” gravada por lá, entre outros motivos (basta olhar o post passado). Comecei então a investigar maneiras de chegar a Tailândia, tempo de voo, conexões, preços, custo benefício de forma geral. Então entre conexões pela própria Ásia, Estados Unidos e Europa, vi que os voos que passavam pela África do Sul detinham as melhores condições de tempo de viagem e preço. Então pensei, já que é uma viagem tão longa, por que não fazer da África do Sul um dos destinos? Já que teria que passar por lá, seria uma maneira de aliviar as quase 30 horas de viagem de SP até Bangkok, ficando uns dias pela África, sem falar que seria uma grande oportunidade de pisar solo africano pela primeira vez... E quem nunca pensou em ir a África, não é mesmo? Hehehe. E assim, busquei um jeito de casar os voos (Brasil para África e de lá para a Tailândia), para evitar taxas e vi que era possível. Aí então foi só correr pro abraço! =P Confesso que inclui a África em meu roteiro de última hora e dois dias depois de tomada a decisão, já comprei os primeiros trechos (Brasil – África), assim mesmo, sem embromação! Claro que investiguei o possível e o impossível nestes dois dias (e eu sou bem neurótico hehehehe) e me senti loucamente atraído pela Cidade do Cabo e seduzido pelo fator “inesperado” dessa decisão, já que era algo nunca antes pensado por mim. Foi como a cereja que faltava no bolo, algo fresco, novo e menos “programadinho” sabe? Acreditem isso pra mim é uma vitória! Pois eu sou o rei do metodismo e da premeditação! A minha relação com o “inesperado” ainda é algo tenso, mas estamos começando a nos entender! Ashauhsuahsuahauahsu!
E assim, a ideia era ficar 4 dias, mas por questões de logística acabaram virando 6. Não quis me estender por mais tempo, pois o destino principal era a Tailândia, mas ficam abertas as portas, pois quando gosto de um lugar, faço questão de voltar sempre! Fato este que me atrapalha muito em me lançar a novas descobertas... Ainda tenho minhas dúvidas se fiz bem em cortar a tailandesa Chiang Mai (segunda maior cidade, localizada ao norte do país) da minha rota, mas tudo bem, fica como estímulo para voltar a Tailândia, e dessa vez espero que com certos amigos ciumentos que gostariam de ter ido junto! Hehehehe! Bom, e assim, de pit stop, Cape Town acabou virando roteiro principal.
A Cidade do Cabo não é uma representação muito fiel do que é o continente africano. Bastante elitizada e segregada. Mas encanta pelas belezas naturais! E querendo ou não, é África! E isso se mostra, impossível esconder. Aqui então lhes escrevo as 5 básicas razões que me atraíram até essa cidade tão emblemática.
1 – GEOGRAFIA IMPRESSIONANTE
Poderia ficar horas discorrendo sobre o quanto me sinto atraído por montanhas. Não sei se por vir de uma cidade plana, praiana, é algo que chega a enfeitiçar tanto mistério. Talvez por isso não tenha tantas experiências em zonas montanhosas, como se a atmosfera sedutoramente misteriosa me fizesse relutante ao desconhecido (não disse que eu gostava de premeditar hehehe). E quando elas (as montanhas) aparecem assim, coladinhas com o mar... Parece mágica! Cape Town assim vista de fora parece ter muito a ver com o Rio de Janeiro. E que honra ser comparada ao Rio! Nada mais que a “Cidade Maravilhosa” por excelência. Enfim, a geografia da Cidade do Cabo é maravilhosa! As condições topográficas são incríveis, uma flora e fauna que abundam! E por falar em fauna, tubarões brancos e pinguins soam muito sedutores a alguém que teve infância! Hehehehe!!!!
2 – COPA DO MUNDO
E quem não se deixou seduzir pela graça e alegria sul-africanas durante a Copa do Mundo de 2010??? Acompanho as Copas desde 1994, mas essa foi especial pra mim. Tá bom, sei que o Brasil foi péssimooooo! Ahsuahsuahauahuas! Mas foi uma competição incrível, bem organizada, lindos cenários e tudo na África! Aqueeeele continente desacreditado sabe? Acredito que a Copa tenha trazido a eles um sentimento muito bonito de amor próprio (e com razão) e me faz querer saber se é de fato como imagino e se as mudanças físicas foram realmente importantes pro país. Me interesso como curioso e como brasileiro! Quero ver do que a Copa é capaz em um país semelhante ao nosso, com dramas bastante parecidos. Durante o evento, lembro de ter ficado estupefato com o estádio de Green Point! E o ambiente onde havia sido construído, á beira mar... Sem falar que o tema da Copa foi escrito e cantado pela minha musa! Hehehehe!!! Foi muito bonito ver o desabrochar da Shakira para o grande público brasileiro, o povão mesmo que já a conhecia, mas não sabia do que ela era capaz, até sentir toda aquela energia no show de abertura, oportunamente transmitido pela TV Globo. Pra mim pessoalmente, ali a Shakira passou de grande cantora, a mega pop star mundial (aos olhos do Brasil). Foi um show de ritmo, carisma, dança, e raízes africanas! Colômbia e África são irmãs quase gêmeas! Visite a costa caribenha e pacífica colombiana pra vc ver! =) Bom, então pra mim, a Copa de 2010 foi uma excelente vitrine para a África do Sul e quero ver com meus próprios olhos, sanar algumas dúvidas e confirmar alguns pensamentos, com olhos de brasileiro! Anfitrião em 2014! =D
3 – O MITO AFRICANO
Já disse antes e repito: nunca sonhou pisar solo africano? Pois eu já! Berço da espécie humana, um continente açoitado por moléstias, mas rico em natureza, cultura, que paradoxalmente parece gritar por ajuda, enquanto deleita aos olhos e a alma do mais exigente viajante, com experiências inesquecíveis. Assim foram todos os relatos que li, ao longo de toda minha vida, sobre o que é o continente africano, aos olhos dos estrangeiros. Disse também e repito que a Cidade do Cabo não é quadro perfeito da realidade do país, nem do continente! Ainda mais sabendo que zonas turísticas são fortemente maquiadas, mas África é África! Se mostra, transborda... Sem hipocrisia, não sou assistente social, não busco por zonas de vulnerabilidade, mas também acho que tudo aquilo que é “turisticado” faz perder alguma coisa da essência do lugar, e eu busco verdade. Porém, os pontos positivos em Cape Town saltam aos olhos, e me parece uma excelente porta de entrada para um americano (sim, sou americano, meu continente chama-se América) ao continente africano. Quase que como me preparando aos pouquinhos para a construção da minha história com a África, que terá ainda muitos e muitos capítulos, com certeza! E que alias, começou há milhares de anos, assim como a de todos de minha mesma espécie. E principalmente, um brasileiro não pode cantar MAMA ÁFRICA a toa! Aguenta mãe, teu filho tá chegando! Hehehehehehehehe!
4 – LIBERDADE NA OPRESSÃO
Peço licença para abrir um parêntesis no meu discurso, e citar um trecho que li na UOL VIAGEM:
“Localizada na província de Western Cape, a Cidade do Cabo também é conhecida pela liberdade de expressão proveniente de um país em constante transformação. Reduto de artistas de todo o continente africano, a sociedade local abre espaço para o público GLS (o casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido na África do Sul) e recebe centenas de turistas que realizam seus casamentos na atmosfera amigável e romântica da cidade.”
Preciso falar mais nada né? Contraste é comigo mesmo.
Aqui o link da matéria completa, um guia simples, resumido, prático e muito bom sobre Cape Town:
http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/cidade-do-cabo.jhtm
5 – PROGRAMAÇÃO MUITO VARIADA
A variedade de opções sobre o que se ver e fazer em Cape Town e seus arredores é absurda! Natureza, história, culinária, enfim! Uma festa. Lá vai um apanhado beeeeeem basicão!
*Kirstenbosch National Botanical Garden (jardim botânico imenso com variedade incrível de flora africana e tb há fauna)
*Cabo da Boa Esperança (mostrou aos portugueses a ligação entre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico e que prometia a tão desejada chegada à Índia. Hj sabe-se que não é exatamente o limite entre os dois oceanos, mas a fama tá ruim de tirar! Hehehe!)
*Table Mountain (a versão capetoniana do Pão de Açúcar carioca. Parece ser maravilhosa.)
*Two Oceans Aquarium (dizem ser um dos melhores do mundo. Quero ir me familiarizando, já que Fortaleza terá o maior da América Latina! Ahsuahsuahsuahus!)
*Rota do Vinho em Stellenbosch (importante rota vinícola mundial)
*Victoria and Albert Waterfront (o Puerto Madero sul-africano)
*Mergulho com os tubarões brancos (através de uma jaula, os tubarões brancos são alimentados em alto mar, ali na sua frente... Deve ser fantástico! Mas necessita experiência em mergulho).
*Green Market Square (quinquilharias africanas! No melhor sentido! Hehehehe)
Enfim... Parece não ter fim! Tem muito mais ainda. No verão, as praias são uma boa opção, por exemplo. Irei no inverno, não tive como evitar, até porque não estava afim de esperar mais e o inverno cai justinho em nosso período de férias escolares. Neste período a temperatura fica bastante baixa, entre 7 e 12 graus, mas podendo fazer menos ou até mais. Não são incomuns períodos de sol durante o inverno.
Bom, é isso. Missão cumprida neste post.
A parte capetoniana tá mais do que encaminhada. Preciso me dedicar mais a parte tailandesa da bagaça...Hehehehe!
Até a próxima! Fiquem aí com o visú de Green Point...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário